ATIVIDADE DOMICILIAR DE HISTÓRIA – 7º ANO


ATIVIDADE REFERENTE A SEMANA 1
 PROFESSORA CONCEIÇÃO 
ATIVIDADE DOMICILIAR DE HISTÓRIA – 7º ANO

Assunto: FEUDALISMO

01.Faça a leitura das afirmativas abaixo:
A. O Feudalismo era um sistema econômico, social e político que se consolidou na Idade Média, onde exercia o poder quem tinha a posse do feudo.
B. Descentralização do Poder (nas mãos dos senhores feudais); feudo como principal unidade política, econômica e administrativa; predomínio do trabalho servil; agricultura como base da economia eram as características predominantes do feudalismo.
C. A sociedade feudal era desigual e hierarquizada com pouca mobilidade social. Havia três ordens sociais: o clero, a nobreza e os camponeses.
D. A economia feudal tinha a agricultura como base e as relações comerciais se davam, principalmente, por meio de trocas.
Assinale a alternativa que apresenta afirmações verdadeiras sobre o feudalismo:
Está correta:
A. A,B,C,D
B. B,C,D
C. A,B,C
D. B,C

02. A Primeira ordem social do Feudalismo era formada pelos membros:
A. do clero
B. dos camponeses
C. da nobreza
D. da nobreza e do clero

03.O Alto clero era composto:
A. pelo papa, pelos bispos, cardeais e abades.
B. pelos camponeses e clero.
C. pelos camponeses e a nobreza.
D. pelo papa e pelos camponeses.

04.Na sociedade feudal A terceira ordem era a mais numerosa e sem privilégios, composta por ____________, cuja função era prover as necessidades das duas primeiras ordens. Assinale a alternativa que preenche a lacuna acima:
A. clero
B. camponeses
C. papas e bispos
D. camponeses e nobreza

05. Observe a imagem abaixo:

O que a imagem representa:
A. O Vassalo sentado ao trono e o Suserano ajoelhado diante do seu senhor.
B. O Suserano sentado ao trono e o Vassalo ajoelhado diante do seu senhor.

06. Leia o trecho abaixo sobre o trabalho de um camponês durante a Idade Média.
Os tributos anuais pagos por um camponês francês chamado Guichard – que viveu na Borgonha (atual França), não longe das propriedades do bispo Mâcon – eram típicos desses acordos. A cada páscoa, ele dava ao cônego Étienne, seu senhor, um cordeiro; na estação do feno, devia-lhe seis peças de dinheiro. Quando chegava a época da colheita, Guichard era obrigado a dar uma medida generosa de aveia, bem como se reunir com outros camponeses para oferecer um banquete ao cônego. Na colheita da uva, Guichard pagava nova quantia em dinheiro, além dos três pães e um pouco de vinho. Estava livre de obrigações durante os magros meses de inverno até o início da quaresma, quando o senhor aguardava um capão. Na metade deste período de penitência, devia mais seis peças de dinheiro, e
logo depois chegava o momento de sacrificar o cordeiro da páscoa e recomeçar todo o ciclo (...)
Campanhas sagradas: 1100-1200. Rio de Janeiro: Time Life/Cidade Cultural, 1990. p. 31. (retirado de VICENTINO, C.; DORIGO, G. História para o ensino médio. História Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2006. 2ª Edição. p. 100.)

Agora analise as afirmativas abaixo.
I – Além dos assuntos religiosos, o clero também se dedicava à exploração do trabalho dos servos, em terras pertencentes à igreja.
II – As atividades econômicas de produção e pagamento de tributos pelos servos eram marcados no tempo tanto em relação às estações climáticas quanto às datas religiosas.
III – Os tributos pagos pelo servo ao seu senhor constituíam-se apenas de pagamento em espécies, não havendo pagamento monetário.
IV – Além do pagamento de tributos e serviços individuais, os servos eram obrigados a oferecerem coletivamente ao senhor alguns serviços e produtos.
Em relação às afirmativas acima é possível dizer que:
A. todas estão incorretas.
B. apenas I e II estão incorretas.
C. nenhuma está incorreta.
D. apenas a III está incorreta.

07. Como se tornava um senhor feudal? Como se chamava aquele que doava e recebia o feudo?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

08. Escreva dois títulos de nobreza que se iniciou na Idade Média.
________________________________________________________________________________

09. Escreva o que significava cada obrigação feudal:
a) Corveia
________________________________________________________________________________
b) Talha
________________________________________________________________________________
c) Banalidade
________________________________________________________________________________
d) Dízimo
________________________________________________________________________________

10. Explique a estrutura da sociedade feudal:
“A sociedade feudal era estamental”.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADE DOMICILIAR DE EDUCAÇÃO FÍSICA – 7º ANO