ATIVIDADE DOMICILIAR DE PORTUGUÊS – 8º ANO




ATIVIDADE REFERENTE A SEMANA 1
PROFESSORA THAÍSA ROCHA
ATIVIDADE DOMICILIAR DE PORTUGUÊS – 8º ANO


Olá, queridos alunos!
Estamos vivendo momentos difíceis, sem dúvida! Porém, buscando dar continuidade à formação estudantil de vocês, preparamos algumas atividades para vocês fazerem em casa, ok?
Bons estudos e, não esqueçam: fiquem em casa!

Leia:

“As cientistas”, de Rachel Ignotofsky
Recentemente traduzido para o português, o livro é recheado de ilustrações encantadoras e destaca as contribuições de cinquenta mulheres notáveis para os campos da ciência, da tecnologia, da engenharia e da matemática, desde o mundo antigo até o contemporâneo.
“As cientistas” traz infográficos sobre equipamentos de laboratório, taxas de mulheres que trabalham atualmente em campos da ciência e um glossário científico ilustrado.
Entre as perfiladas, estão figuras bem conhecidas, como a primatologista Jane Goodall e a química Marie Curie, e outras nem tanto, como Katherine Johnson, física e matemática afro-americana que calculou a trajetória da missão Apolo 11 de 1969 à lua.
O livro celebra as realizações das mulheres intrépidas que abriram o caminho para a próxima geração de engenheiras, biólogas, matemáticas, médicas, astronautas, físicas e muito mais.
Verônica Soares. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br>.

1. Identifique a finalidade do texto lido:
(     ) divulgar um livro sobre mulheres cientistas.
(     ) noticiar as descobertas feitas por mulheres cientistas.
(     ) expor uma opinião sobre a presença das mulheres na ciência.

2. Aponte a passagem do texto em que a autora avalia o livro “As cientistas”, escrito por Rachel Ignotofsky:
(      ) “[...] o livro é recheado de ilustrações encantadoras [...]”
(      ) “As cientistas’ traz infográficos sobre equipamentos de laboratório [...]”
(      ) “Entre as perfiladas, estão figuras bem conhecidas [...]”

3. Em “[...] taxas de mulheres que trabalham atualmente em campos da ciência [...]”, a palavra grifada indica a circunstância de:
(      ) lugar.
(      ) modo.
(      ) tempo.

4. Sublinhe o verbo que compõe este trecho:
“[...] calculou a trajetória da missão Apolo 11 de 1969 à lua.”

O verbo sublinhado exprime uma ação:
(      ) da primatologista Jane Goodall.
(      ) da química Marie Curie.
(      ) da física e matemática afro-americana Katherine Johnson.

5. Na frase “Entre as perfiladas, estão figuras bem conhecidas [...]”, a autora usou o termo “bem” para:
(      ) definir o sentido de “conhecidas”.
(      ) intensificar o sentido de “conhecidas”.
(      ) complementar o sentido de “conhecidas”.

6. Na parte “[....] como a primatologista Jane Goodall e a química Marie Curie [...]”, “como” introduz:
(      ) uma conclusão.
(      ) uma comparação.
(      ) uma exemplificação.


7. No segmento “O livro celebra as realizações das mulheres intrépidas que abriram o caminho para a próxima geração [...]”, o adjetivo destacado significa:
(      ) “inovadoras”.
(      ) “destemidas”.
(      ) “incomparáveis”.

8. No fragmento “[...] engenheiras, biólogas, matemáticas, médicas, astronautas, físicas [...]”, os vocábulos nomeiam variadas profissões. Por isso, eles funcionam como:
(      ) adjetivos.
(      ) pronomes.
(      ) substantivos.

9. Pode-se afirmar que o texto lido foi escrito:
(      ) em uma linguagem culta.
(      ) em uma linguagem informal.
(      ) em uma linguagem científica.

10. Leia o texto abaixo:

Unesco quer que escola ensine a mediar conflitos
Adotado em países como Argentina, Espanha, França e Austrália, a mediação dos conflitos pode entrar na grade curricular das escolas como uma forma de reduzir a violência. A Unesco tem dialogado com o Ministério da Educação nesse sentido. No Rio de Janeiro, pelo menos 20 escolas públicas adotaram a ideia e mantêm projetos que ajudam as crianças a mediar conflitos por meio de conversa. O objetivo é atacar a cultuta da hipermasculinidade que reforça a ideia de que a solução para os conflitos é feita por meio da força. [...]
[...] "É preciso conscientizar os alunos de que existem formas não-violentas de resolução de conflitos", afirma o sociólogo Jorge Werthein, da Unesco. Para ele, a cultura de mediação propicia a prática do diálogo, a resolução de conflitos, diminui o sentimento de insegurança dos alunos, interfere nos níveis de violência e pode contribuir para a melhoria na qualidade do ensino e da aprendizagem, [...]"
COLLUCCI, Cláudia. Folha de S. Paulo, 25 jul, 2005. p. C 4. Fragmento. (P090859ES_SUP)

(P090859ES) A tese defendida pelo autor desse texto é que a mediação de conflitos
a) deve ser uma disciplina escolar das escolas públicas do Rio de Janeiro.
b) melhora a aprendizagem nas escolas públicas.
c) propicia a prática do diálogo e diminui a violência.
d) reforça a ideia de que a resolução de desentendimentos ocorre pela força.

Muito bem, aluno(a)!
Próxima semana, prosseguiremos nossos estudos.
Beijos carinhosos, tia Thaísa.

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