ATIVIDADE DOMICILIAR DE EDUCAÇÃO FÍSICA – 7º ANO
ATIVIDADE REFERENTE A SEMANA 1
PROFESSOR LEANDRO
ATIVIDADE DOMICILIAR DE EDUCAÇÃO FÍSICA – 7º ANO
O grafite no hip-hop
A cultura do hip-hop emergiu de um movimento que procurava minimizar as inúmeras disputas que eclodiram entre as gangues nas periferias de Nova York, na década de 1970. Os jovens passaram a ser incentivados a substituir as brigas por batalhas de dança. Foi com essa pro- posta que, aos poucos, o hip-hop começou a se estruturar como movimento cultural e artístico. É importante destacar que nas regiões periféricas estadunidenses, ocupadas em grande parte pela população negra e latina, havia (e ainda há) pobreza, violência, tráfico de drogas e racismo, além de poucos espaços de lazer e de cultura. É nesse contexto que o grafite, inicial- mente utilizado pelas gangues para demonstrar a superioridade de um grupo em relação a outro, passa a assumir uma característica artística. Nesse escopo, os desenhos nos muros tornam-se uma forma de expressão dos jovens da época. As gangues, antes envolvidas em disputas violentas, começaram a se transformar em grupos de dança e grafitagem. Segundo Fochi (2007)24, alguns deles, além dessas práticas, criaram atividades educativas a fim de dar suporte aos jovens, procurando garantir um futuro mais digno a eles. Assim como o break, o grafite foi fundamental para a ampliação do movimento hip-hop pelo mundo. Os temas abordados estão relacionados, principalmente, com a vida na periferia e com as barreiras que essa população enfrenta nos espaços urbanos. 24 FOCHI, M. A. B. Hip-hop brasileiro: tribo urbana ou movimento social? Revista Faap - FACOM, n. 17, p. 61-69, 2007. Segundo Fochi (2007)25, há diversos estilos e grupos de grafite: • freestyle (estilo livre), que, além de não seguir regras ou adotar técnicas precisas, mistura vertentes e materiais; • wildstyle (estilo selvagem), que usa setas, letras tortuosas e uma caligrafia quase indecifrável; • 3-D explora imagens realistas em três dimensões; • throw-up (vômito) emprega um desenho rápido e pouco elaborado. As pinturas podem ser realizadas à mão livre, com o uso de tinta e/ou spray, ou mesmo com a ajuda de moldes, como no caso da stencil art (FOCHI, 2007)26. O artista é conhecido como writer (escritor, autor) ou grafiteiro. A assinatura que deixa na obra é denominada tag (etiqueta, identificação). As tags são muito importantes, pois, além de dar identidade aos painéis, atuam como marcas registradas de cada grafiteiro. É importante ressaltar que o grafite surgiu da pichação, isto é, de desenhos realizados em locais não autorizados. Com o seu desenvolvimento, os grafiteiros passaram a pedir autorização do poder público para realizar sua arte. Atualmente, os dois tipos de práticas coexistem. Propomos uma reflexão sobre esse assunto na seção “Construção de valores”.
1. ROTEIRO DE ESTUDO - DANÇAS URBANAS: O FREESTYLE NO HIP HOP:
1.1. Leitura do texto para familiarização do estudo;
1.2. Leitura do texto para assimilação do estudo;
1.3. Leitura do texto para compreensão do estudo;
1.4. Explicar o conteúdo textual a um familiar;
1.5. Contextualizar o conteúdo textual a sua comunidade;
1.6. Vivenciar as práticas corporais que envolvem as
Danças urbanas em especial o Grafite no Hip Hop.
2. COLETÂNEA DE ATIVIDADES;
2.1. ATIVIDADE (I): Conhecer e valorizar o grafite como manifestação do hip hop;
2.2. ATIVIDADE (II): Experimentar e fruir movimentos, gestos e ritmos com base no grafite.
3. ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÕES DOS CONTEÚDOS APRESNTADOS:
3.1. ATIVIDADE (I): Pesquisar imagens na internet que representem pichação e grafite. Se possível imprimi-las e colá-las no caderno, separando-as em dois grupos distintos;
3.2. ATIVIDADE (II):
- Escolham uma técnica de grafite para fazer um desenho inspirado nela.
- Produza um texto redacional entre 13 a 17 linhas sobre o tema a seguir: As mulheres no hip hop.
4. TEXTO COMPLENTAR – PARA SABER MAIS:
Félix, J. B. de J. Hip hop: cultura e política no contexto paulistano. Tese. 206 f. Universidade de São Paulo.
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais. 2005.
5. SUGESTÃO DE VÍDEOS PARA APRENDIZAGEM DE PASSOS:
Vídeo: Graffiti dança. Curta-metragem de animação.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NH-QKfpC5VU. Acesso em 19 de junho de 2018.
LEMA ÉTICO:
NOS AMANDO UM AO OUTRO, VIVEREMOS COMO VERDADEIROS IRMÃOS
Comentários
Postar um comentário