ATIVIDADE DOMICILIAR DE HISTÓRIA– 8º ANO
ATIVIDADE REFERENTE A SEMANA 1
PROFESSORA MIRLENA
ATIVIDADE DOMICILIAR DE
HISTÓRIA – 8º ANO
Conteúdo: Revolução Francesa
1. Observe a imagem abaixo:
A partir dela, elabore um texto e
nele descreva a organização social, o panorama político e a situação econômica
da França, nos anos que antecederam a revolução de 1789.
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2. “Em 1789, Luís XVI, rei da
França, ordenou a convocação da Assembleia dos Estados Gerais, para a qual
foram eleitos representantes de todas as classes da sociedade francesa. Com o
fim das eleições, a Assembleia ficou organizada da seguinte forma: o Primeiro
Estado com 291 representantes, o Segundo com 270 e o Terceiro com expressivos
578 deputados. Mediante essa situação, a possibilidade de transformação
política se tornava cada vez mais palpável. Mas, para que isso ocorresse, o
Terceiro Estado exigia mudanças no processo de votação das leis.”
Explique quais foram as causas da
convocação dos Estados Gerais pelo governo e que mudanças o Terceiro Estado
reivindicava no sistema de votação das leis.
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3. Observe a charge abaixo
Sabemos que, assim como na charge
da Mafalda, a questão dos direitos humanos, também foi discutida durante a
Revolução Francesa. O resultado foi a elaboração da Declaração dos Direitos do
Homem e do Cidadão. Leia abaixo alguns de seus artigos.
Artigo II - O fim de toda
associação política é a conservação dos direitos naturais e imprescritíveis do
homem; esses direitos são: a liberdade, a propriedade, a segurança e a
resistência à opressão. Artigo VI: A lei é a expressão da vontade geral; todos
os cidadãos têm o direito de concorrer, pessoalmente ou pelos seus
representantes, na sua formação. Ela tem de ser a mesma para todos, quer seja
protegendo, quer seja punindo (...).
Artigo XI - A livre comunicação das
opiniões e dos pensamentos é um dos direitos mais preciosos do homem; todo
cidadão pode então falar, escrever, imprimir livremente, devendo responder
pelos abusos desta liberdade em casos determinados pela lei.
a) Identifique o princípio
filosófico que influenciou suas ideias básicas.
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b) Explique a importância dos
artigos acima selecionados.
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4.
“Quando informaram-no que o povo havia tomado a Bastilha num assalto sangrento,
o rei Luís XVI reagiu com assombro:
-
Mas isso é um motim!
-
Não, senhor. Não é um motim, é a revolução - respondeu-lhe um palaciano.
O
incrédulo Luís XVI estava perplexo, mas a revolução estava mesmo nas ruas de
Paris. A subversão de ordem política já ocorrera com a proclamação da
Assembleia Nacional Constituinte, a nove de julho de 1789. Faltava a
insurreição popular, que não tardou.”
A tomada da Bastilha ocorrida em 14
de julho de 1789 é o marco simbólico da Revolução Francesa, pois expressa a
derrubada do Absolutismo. No entanto, esse acontecimento não encerrou a
Revolução, que estendeu-se até 1799. Elabore um texto e nele descreva os
principais acontecimentos de cada uma das fases da Revolução Francesa.
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5. “Napoleão Bonaparte chegou ao
poder em 1799 por meio de um golpe de Estado. Uma constituição, votada às
pressas, instituiu o Consulado. O governo era exercido por três cônsules, mas o
poder de fato cabia ao primeiro-cônsul: Napoleão Bonaparte. A nova constituição
manteve o regime republicano, mas deu enormes poderes a Napoleão. Ele podia
propor leis, declarar guerra, firmar a paz etc.”
Elabore um texto e nele descreva as
realizações de Napoleão durante o Consulado.
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6. Leia o texto abaixo, que é um
trecho do Bloqueio Continental decretado por Napoleão.
"Napoleão, Imperador dos
Franceses, Rei da Itália (...) decreta: Artigo 1º. As Ilhas Britânicas são
declaradas em estado de bloqueio. Artigo 2º. Qualquer comércio e qualquer
correspondência com as Ilhas Britânicas ficam interditados (...).
Artigo 5º. O comércio de
mercadorias inglesas é proibido, e qualquer mercadoria pertencente à
Inglaterra, ou proveniente de suas fábricas e de suas colônias é declarada boa
presa (...)."
Sobre o Bloqueio Continental,
explique:
a) o que ele determinava.
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b) o objetivo de Napoleão ao
decretá-lo.
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c) a reação de Portugal a esse
decreto e o que isso provocou.
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d) o seu resultado.
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7. “A Rússia rompeu o Bloqueio
Continental no final de 1810, voltando a negociar abertamente com a Inglaterra.
Napoleão respondeu a essa desobediência, invadindo a Rússia em 1812, com um
poderoso exército formado por 600 mil soldados e 180 mil cavalos.”
Elabore um texto e nele descreva a
campanha da Rússia: a estratégia adotada pelos russos para combater o exército
de Napoleão e o seu resultado.
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8. “Seus filhos frequentavam
escolas europeias; suas famílias moravam em capitais elegantes – Caracas, Lima,
Buenos Aires -, comparáveis aos centros provinciais da Espanha no estilo de
seus edifícios públicos e no esplendor das suas reuniões sociais. Mas era-lhes
negada [uma] única coisa que satisfaria seu crescente senso de identidade.”
O texto acima faz referência aos
criollos, um dos grupos que compunham a sociedade colonial espanhola. Descreva
essa sociedade, especificando as condições de vida de cada grupo.
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9. “Em 1808, a ascensão de José
Bonaparte ao trono da Espanha iria desencadear a guerra de independência na
América espanhola (...); na América, os criollos pronunciaram-se pelo
"lealismo" e se colocaram ao lado de Fernando VII, herdeiro legítimo
da Coroa espanhola. Os criollos, entretanto, evoluíram rapidamente do
"lealismo" para posições emancipacionistas e, em 1810, iniciaram a
luta pela independência.”
Explique de que maneira a ascensão
de José Bonaparte (irmão de Napoleão) ao trono da Espanha contribuiu para a
luta pela independência na América Espanhola.
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10. Simon Bolívar escreveu na Carta
de Jamaica de 1815:
“Eu desejo, mais do que qualquer
outro, ver formar-se na América [Latina] a maior nação do mundo, menos por sua extensão
e riqueza do que pela liberdade e glória.”
Explique qual era o “projeto” de
Simon Bolívar para a América Latina.
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Haaaaaaaaaaa tarefas
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