ATIVIDADE DOMICILIAR PORTUGÊS– 7º ANO
ATIVIDADE REFERENTE A SEMANA 1
PROFESSORA KARINE DAVID
ATIVIDADE DOMICILIAR PORTUGÊS–
7º ANO
PARA COMEÇO DE CONVERSA....
Olá.... Meus bichinhos....
Tia Ka está morrendooooo de
saudadesssss....
Primeiramente, peço uma coisa:
FIQUEM EM CASAAAAAAA, COISAS LINDASSSSSS...
Nós somos mais fortes que esse
vírus, e eu confio em vocês e sei que vão seguir os conselhos da Tia Ka...
Bom, agora, iniciemos a nossa aula.
Que tal retomarmos o tema gênero
Textual NOTÍCIA????
É isso aí...
Então...
Eu fiz uma atividade bem bacana
para vocês, mas, antes, vamos relembrar o que é a notícia, Como ela é formatada
e quais as características principais dela????
Abaixo, escrevi um texto para vocês
( PARTE 1) e, em seguida, (PARTE 2) começam as atividades.
Beijo da Tia Kaaaaaa
Parte 1 - TEORIA
GÊNERO
TEXTUAL NOTÍCIA
Antes de adentrarmos de forma
minuciosa no que se refere às características que norteiam o gênero em
evidência, ora constituído pela notícia, torna-se de fundamental importância
compreendermos o sentido retratado pelo termo – gênero textual.
Ao nos referirmos a este, devemos
associá-lo às inúmeras situações sociocomunicativas que circundam pelo nosso
cotidiano. Todas possuem uma finalidade em comum, ou seja, uma intencionalidade
pretendida pelo discurso que as compõe. Tais finalidades se divergem,
dependendo do objetivo proposto pelo emissor mediante o ato comunicativo.
Em se tratando da notícia, qual
seria a intenção por ela pretendida? Certamente, a de nos informar sobre uma
determinada ocorrência. Trata-se de um texto bastante recorrente nos meios de
comunicação de uma forma geral, seja impressa em jornais ou revistas, divulgada
pela Internet ou retratada pela televisão.
Em virtude de a notícia compor a
categoria preconizada pelo ambiente jornalístico, caracteriza-se como uma
narrativa técnica. Tal atribuição está condicionada principalmente à natureza
linguística, pois diferente da linguagem literária, que, via de regra, revela
traços de intensa subjetividade, a imparcialidade neste âmbito é a palavra de
ordem.
Assim sendo, como a notícia
pauta-se por relatar fatos condicionados ao interesse do público em geral, a
linguagem necessariamente deverá ser clara, objetiva e precisa, isentando-se de
quaisquer possibilidades que porventura tenderem a ocasionar múltiplas interpretações
por parte do receptor.
De modo a aprimorar ainda mais os
nossos conhecimentos quanto aos aspectos inerentes ao gênero em foco,
enfatizaremos sobre seus elementos constituintes:
Manchete ou título principal – Geralmente apresenta-se grafado de forma bem evidente, com vistas a despertar a atenção do leitor.
Manchete ou título principal – Geralmente apresenta-se grafado de forma bem evidente, com vistas a despertar a atenção do leitor.
Título auxiliar –
Funciona como um complemento do principal, acrescentando-lhe algumas
informações, de modo a torná-lo ainda mais atrativo.
Lide (do inglês lead) - Corresponde
ao primeiro parágrafo, e normalmente sintetiza os traços peculiares condizentes
ao fato, procurando se ater aos traços básicos relacionados às seguintes
indagações:
Quem?
Onde?
O que?
Como?
Quando?
Por quê?
Corpo da notícia – Relaciona-se à informação propriamente dita, procedendo à exposição de uma forma mais detalhada no que se refere aos acontecimentos mencionados.
Diante do que foi exposto, uma característica pertinente à linguagem jornalística é exatamente a veracidade em relação aos fatos divulgados, predominando o caráter objetivo preconizado pelo discurso.
Parte 2 – PRÁTICA
(Respostas no caderno)
O
texto a seguir é uma notícia publicada no jornal Folha de S.Paulo no dia 22 de outubro de 2018. Leia-a com atenção
para responder às questões 1 a 6.
Projeto leva feira de ciências para presídio
O dia 8 de outubro foi incomum para 40 presos que cumprem pena na
penitenciária José Parada Neto, localizada em Guarulhos, na região
metropolitana de São Paulo.
Naquele dia os detentos tiveram pouco mais
de duas horas para aproveitar as diversas atividades oferecidas, interativas em
sua maioria. O projeto Banca da Ciência, algo parecido com uma feira de
ciências itinerante, estava pela primeira vez em uma prisão. André Luiz Alves,
novo diretor da unidade prisional, estava empolgado com a atividade inédita,
ainda em andamento quando ele disse que o saldo era muito positivo.
[...]
Em parceria com uma ONG que montava
bibliotecas com estruturas de banca de jornal, nasceu a primeira Banca da
Ciência, na USP Leste. Depois, foi montada uma segunda banca, no campus da
Unifesp em Guarulhos.
Gabriel Alves. Disponível em:
<https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2018/10/projeto-leva-feira-de-ciencias-para-presidio.shtml>.
Acesso em: 22 out. 2018. (Fragmento adaptado).
1.
Sabemos que notícias são relatos de fatos atuais e relevantes. Leia novamente o
texto e faça o que se pede.
a)
Identifique o fato relatado pela notícia, utilizando suas próprias palavras
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b)
Explique o que torna o fato relatado relevante a ponto de ser publicado.
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
2. O texto afirma que as atividades da
feira eram interativas. O que isso significa e qual é a importância dessa
informação?
_________________________________________________________________________________
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3. O diretor da
unidade prisional afirmou que o saldo da feira era muito positivo enquanto ela
ainda estava em andamento.
a)
O
que significa o saldo ser positivo?
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
b)
Por que o fato de ele fazer essa afirmação enquanto a feira ainda estava em
andamento é relevante?
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
4.
Leia novamente o título da notícia e explique por que ele é adequado para
despertar o interesse dos leitores.
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
5.
Em geral, a data em que ocorre um fato não é apresentada no corpo da notícia.
Nesse caso, porém, a data da feira é a primeira informação apresentada. Escolha
a alternativa que explica que efeito foi produzido por essa escolha.
a) A data foi apresentada no início da notícia
porque 8 de outubro é um dia mundialmente importante para a ciência.
b) A data foi apresentada no início da notícia porque
essa é uma data marcante em todos os presídios.
c) A data foi apresentada no início da notícia
porque a ocorrência da feira tornou-a especialmente importante para os 40
presidiários que dela participaram.
d) A data foi apresentada no início da notícia
porque a feira não deveria acontecer nesse dia.
a) “O
dia 8 de outubro foi incomum para 40 presos que cumprem pena na penitenciária José Parada Neto” e “quando ele
disse que o saldo era muito
positivo”.
b) “Em
parceria com uma ONG que montava
bibliotecas com estruturas de banca de jornal, nasceu a primeira Banca da
Ciência” e “quando ele disse que o
saldo era muito positivo”.
c) “O
dia 8 de outubro foi incomum para 40 presos que cumprem pena na penitenciária José Parada Neto” e “Em parceria
com uma ONG que montava bibliotecas
com estruturas de banca de jornal, nasceu a primeira Banca da Ciência”.
O
texto a seguir é uma transcrição da entrevista concedida pelo rapper Emicida ao apresentador Pedro
Bial no programa Conversa com Bial
que foi ao ar no dia 16 de novembro de 2017. Nesse programa, o artista falou
sobre diversos assuntos, especialmente sobre a interação entre o rap e outras formas de manifestação
artística. Neste trecho, ele discute suas colaborações com outros artistas e
sua participação no São Paulo Fashion
Week, conhecido evento de moda da cidade de São Paulo, frequentemente
criticado por pessoas envolvidas com o rap.
Leia-o com atenção para responder às questões 7 a 10.
“[...]
P.B.: E [depois de lançar a canção
“Passarinhos”] falaram [que você tava fofinho demais]?
Emicida: Ah, falaram, mas a fofura não é
um crime ainda, né?
P.B.: Ainda não... De que mais você foi
acusado quando cê começou a fazer essas pontes com o pop, com a MPB? [...]
Emicida: Eu penso que tipo assim, cara...
Eu morava lá no Jardim Fontales, eu tinha que viajar duas hora de ônibus até
Pinheiros, tá ligado? No ônibus, que eu ia espremido com as pessoas, seis horas
da manhã... lá tavam os pagodeiro, os roqueiro, os evangélico, os macumbeiro,
nós tava tudo lá junto, tá ligado? Tipo... eu só coloquei isso aí dentro da
minha música.
[...]
P.B.: E no ano passado uma da que... uma
das que esses caras aprontaram foi isso aqui [aponta para vídeo do desfile de
Emicida no São Paulo Fashion Week],
um curto-circuito tanto no mundo do rap
quanto no mundo da moda...
Emicida: É, deu erro 404 na cabeça das
pessoas (risos). Cê acredita? Nem eu acreditei. Quando acabou, tipo assim, a
ficha só caiu de que tudo aquilo tava acontecendo e que era real quando a gente
foi ensaiar esse... essa entrada. Aí eu vi entrando aquela negrada ali, mano, e
eu fiquei assim, tipo, meu olho encheu de água, tá ligado? Eu não aguentei não,
eu comecei a chorar... porque eu choro direto, no último eu chorei de novo
[...]. A gente sempreee... que pensou na possibilidade de existir dentro do Fashion Week, a gente sempre pensou
nisso como uma oportunidade de quebrar barreiras, destruir estereótipos, sabe?
Tipo eu durante muito tempo na minha vida eu achei que tipo a minha pele era
feia, o meu cabelo crespo era feio, que eu não devia ir pro mundo, sabe? Tipo
eu entrava na escola, na primeira semana da escola eu queria sentar lá no
fundo, eu queria ser invisível, eu queria que ninguém me visse, porqueee...
aquele ambiente era agressivo pra mim, toda hora ia aparecer alguma piadinha
com meu cabelo...
P.B.:
E você sofreu racismo na escola?
Emicida: Sim. Sim. Toda a... acho que a
escola é o ambiente onde a gente tem que tá mais atento, sabe, porque é ali que
começa mesmo, ali é o momento onde uma criança preta, ela, tipo... tem uma...
tem um primeiro baque de, tipo assim, ela é marcada como diferente, inclusive
[...] eu tava na pré-escola e aí os moleque começou a me chamar de macaco...
ali foi a primeira vez que tipo eu tomei um soco assim tipo, meu, esse moleque
é o diferente e nós vai zoar ele por causa disso... e aquilo foi se
perpetuando, entendeu? [...]” Entrevista
de Emicida. Programa Conversa com Bial
de 16 nov. 2017. Disponível em: <https://globoplay.globo.com/v/6294922>.
Acesso em: 29 jun. 2018.
Acesso em: 29 jun. 2018.
7.
Em sua segunda intervenção, Pedro Bial pergunta a Emicida de que outras coisas
ele já foi acusado ao fazer música com participação de artistas de outros
estilos, mas este, em vez de responder diretamente, passa a descrever o caminho
que fazia para trabalhar.
a)
Explique por que ele responde dessa forma. Ao fazer isso, não se limite a
repetir ou parafrasear a resposta, mas explicite qual relação se estabelece
entre ela e a pergunta feita.
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b) Ao final de sua segunda resposta, Emicida diz:
“só coloquei isso aí dentro” (de sua música). Explique o que ele quer dizer com
“isso aí”.
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8.
Em sua terceira resposta, quando fala sobre sua participação no evento de moda São Paulo Fashion Week, Emicida afirma
que “chorou”. Explique, com suas próprias palavras, qual foi a causa de seu
choro.
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9.
A respeito do uso da expressão “a gente” e dos pronomes pessoais na terceira
resposta do entrevistado, assinale a alternativa correta.
a) Ao utilizar a expressão “a gente”, o
entrevistador emprega uma concordância de primeira pessoa do plural.
b) A utilização da expressão “a gente” é incorreta
nesse contexto, por não se adequar à formalidade exigida pela entrevista.
c) Substituindo a expressão “a gente” por um
pronome pessoal de primeira pessoa do plural, a concordância seria feita, em
uma variante de prestígio, com a forma verbal “pensamos”.
d) O uso da
expressão “a gente” indica que o entrevistado atribui a decisão sobre a
participação no evento a uma coletividade que não o inclui.
10.
Em sua última resposta, ao narrar a primeira vez em que se percebeu alvo de
racismo, Emicida diz: “esse moleque é o diferente e nós vai zoar ele por causa
disso”. A quem se refere o pronome “ele” nessa frase? Explique.
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BOM DESEMPENHO E...
FIQUEM EM CASAAAAAAAAA.
BEIJOSSSSSSSS
x
tia e pra copiar e responder e fazer os textos
ResponderExcluirCopia pergunta e repostas, não precisa os textos. Organiza por atividade. Para quando a gente voltar ficar mais fácil de corrigir.
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